Queremos conocerte, envia un arte correo/mail art,

por correo electrónico a: cernjulviviana2011@hotmail.com.ar;

o postal a:

Cernjul Viviana, Rodriguez 2227 (dto 2) Lanús Este CP 1824, Buenos Aires Argentina.

lunes, 10 de agosto de 2015

Convocatória - Música & Arte postal Call Mail Art Soundscapes.


O conceito de “Paisagem sonora” tornou-se conhecido para os educadores em música a partir do trabalho produzido pelo professor canadense Murray Schaffer. Em seus estudos, ele trabalha com a percepção de sons de diversos ambientes e utiliza estratégias para sensibilizar o ouvido de seus alunos, como por exemplo fazer um passeio por um bosque de olhos vendados.

Povos e culturas diversos apresentam paisagens sonoras diferentes. A paisagem sonora na qual vivemos nos traz o sentimento de pertencimento, de fazer parte daquele ambiente. Alguns músicos da contemporaneidade inspiram-se nessas diferentes paisagens, criando em suas composições sons que não são produzidos por instrumentos musicais, como Hermeto Pascoal e John Cage, entre outros.

Para que as crianças sejam estimuladas a perceber e identificar sons nos diversos ambientes em que vivem e de entender melhor o conceito de paisagem sonora, esta proposta por meio da arte postal, é estabelecer um mapeamento mundial das identidades sonoras de qualquer conato do mundo, abrindo peques e possibilidades para que eles apreciem determinados sons e estímulos sonoros.
Convidamos vocês amantes da arte postal para embarcar conosco nesta experimentação que resultará as interatividades sonoras e visuais da arte postar.

É muito simples, vamos participar?

1º Escolha uma paisagem, seja ela urbana e rural. Procure estabelecer parâmetros sonoros entre os sons deste lugar sem que haja interferência da sua própria voz. Veja esse pequeno vídeo do filme “O som do coração” >https://www.youtube.com/watch?v=8V5cR7vVexs


2º Fotografe a paisagem escolhida. Ela será sua arte final.
3º Após fotografar tal espaço, com o auxílio de um gravador de áudio (celulares ou outros), grave o som do ambiente escolhido, para que essa gravação fique perfeita, não interfira com sua própria voz, deixe o ambiente falar e musicalizar por ele! Tempo mínimo da gravação: 1minuto e 20 segundos.

4º Após a captação sonora, utilize um CD Player para a gravação do áudio. É importante que grave para que os alunos depois apreciem o lugar onde se passa tal projeto! OK? Seja ousado (a)

5º Gravou no CD Player, agora é a sua vez de realizar sua arte na parte frontal do CD – Para este momento utilize a fotografia da paisagem sonora escolhia e em seguida faça interferências visuais ou outras relações que queria colocar mostrando sua relação entre a pesquisa e projeto final.

Enviar para/send: Professor de Arte Edmar Almeida
Projeto “Levorianos – uma manada musical”
Escola Estadual Professor Rogério Levorin
Rua Café Filho, nº 436 - Jardim Levorin
Francisco Morato - SP – Brasil

Data limite: 10/2015

Contamos com a sua participação em nosso projeto!

Edmar Almeida - arte educador

No hay comentarios:

Publicar un comentario